segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Homenagem a Rafael Mascarenhas


Sei que esse papo vai gerar polêmica, mas opinião é que nem bunda, cada um tem a sua e dá quem quer, certo? =)

Mas o lance sobre o qual quero comentar é a homenagem feita pelo Red Hot Chilli Pepers no final do seu show no Rock In Rio. A banda toda vestiu uma camiseta branca com a silhueta de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães.

Rafael morreu em um acidente ano passado no Túnel Acústico na Gávea – Rio de Janeiro. O túnel estava fechado para manutenção, uma prática comum que ocorre com freqüência nos principais túneis da cidade. Porém, Rafael aproveitou a oportunidade pra dar um “rolezin” de skate.

Outro que supostamente também aproveitou a oportunidade da via fechada para brincar foi Rafael Bussamra. No caso, a brincadeira teria sido um racha de carro com outro amigo. Bussamra nega o pega e afirma que não sabia que o túnel estava fechado.

Quis o destino, porém, que os dois se encontrassem e, naturalmente e infelizmente, Rafael Mascarenhas acabou morto, atropelado pelo outro.

Ambos estavam errados e não existe erro pior ou erro menor. O erro do motorista Rafael não elimina o erro do Rafael skatista. Não que eu não me solidarize com a morte do menino atropelado, lógico que sim. Mas e se ele atropelasse, com o skate, uma pessoa que atravessava a via fechada?

O contexto faz com que transformemos Rafael Mascarenhas numa enorme vítima da irresponsabilidade do motorista, isentando-o da sua própria responsabilidade.

Também não quero dizer com isso que a culpa tenha sido da vítima. Evidentemente que não. Mas é importante sempre avaliar friamente a situação e, nesse caso, na minha opinião, Rafael Mascarenhas estava muitíssimo errado.

Pelo que leio, Rafael Mascarenhas era um menino ótimo, cheio de vida, blábláblá. Assim como milhões de outros que acabam sendo vítimas da violência das cidades, do trânsito, de uma bala perdida, de um câncer e tudo mais. A vida é assim mesmo e ninguém é melhor do que ninguém. É preciso estar ligado o tempo todo.

É nesse ponto que questiono um pouco a tal homenagem feita pelo RHCP a pedido de Cissa Guimarães, que utilizou de sua influência e contatos para realizar seu desejo. Imagino o quanto ela deve ter ficado feliz e se emocionado, lembrando do filho que faria aniversário na data do show, se não me engano, e era um grande fã da banda.

Sem dúvida para Cissa, família e amigos, valeu demais. Acho que todo mundo achou uma mega homenagem. E foi mesmo. Bem legal.

Mas aí eu me pergunto também se Cissa ou alguém envolvido na rede de relacionamento responsável por transformar em realidade a homenagem, não poderia, de alguma forma, ter aproveitado essa oportunidade gigantesca, para chamar a atenção para alguma situação relacionada. Poderíamos pedir paz no trânsito ou o fim da impunidade, já que o outro rapaz continua em liberdade. Já que os policiais liberaram o motorista depois do acidente, lidando de forma totalmente absurda com um assunto tão grave.

Sei que no fundo da sua dor, Cissa estava se lixando pra qualquer outra situação que não fosse apenas se sentir um pouco mais próxima do filho, tirado prematuramente do seu convívio. Mas ainda assim, daqui da minha posição confortável de quem assiste tudo como mero expectador, imagino se alguém próximo não poderia ter dado esse toque. Tenho certeza de que Cissa sairia ainda mais fortalecida ao contribuir de alguma forma para um debate em âmbito maior sobre temas que persistem na nossa sociedade e, quem sabe, lá na frente, evitar que outros também sejam vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário