sábado, 15 de outubro de 2011

A polêmica sobre Rafinha Bastos

Lá vou eu me meter onde não sou chamado... Talvez muito tempo depois da história toda, não tenha muito mais o que acrescentar. Infelizmente não tive tempo de escrever antes, mas graças a esse tempinho chuvoso, sobrou uma meia-hora.

Já rola faz mais de 20 dias o tumulto por conta da declaração de Rafinha Bastos no CQC, dizendo que "comeria ela e o bebê", se referindo a gestante Wanessa - neta de Francisco e que já foi Camargo.



Antes de mais nada quero deixar claro que não acho o Rafinha Bastos engraçado. Acho que ela fala coisa absurdas, que eventualmente tem algumas graça, mas não tem como dizer que ele é engraçado. Engraçado é o Chico Anysio, o Marcelo Adnet, o Sérgio Mallandro, mas não o Rafinha Bastos.

Rafinha faz comentários que ganham destaque muito mais pelo fato de extrapolar aquela barreira moral que todos nós temos que faz com que o que pensemos seja trabalhado antes de ser colocado pra fora. É como se ele tivesse um distúrbio mixado de Coprolalia e Alzheimer.

Suas "piadas" não fazem muito sentido pra mim. Acho forçadas e sem direção, sem objetivo. É o grotesco pelo grotesco e nada mais.

Vale destacar que acho Rafinha bacana em vários vídeos na internet e n'A Liga, outro programa que participa na Band. Ali ele é bacana, falando na boa, de forma inteligente, como aliás ele fazia no quadro "Proteste Já", no próprio CQC.

Mas voltando ao comentário sobre Wanessa, acho que ele foi exatamente o que é em todas as edições do CQC às segundas. A questão é que encontrou pela frente uma série de questões que transformaram mais um comentário infeliz em uma espécie de caça as bruxas.

Naturalmente os moralistas levantaram as bandeiras contra o suposto caso de pedofilia, pelo fato de Rafinha dizer que "comeria" Wanessa e o bebê. Minha gente, ele quis dizer que comeria ela mesmo grávida. Se alguém levou em consideração outra hipóteses, precisa se tratar.

Mas se fosse somente isso, tudo bem. Mas e as questões comerciais e de relacionamento da Band e seus comandantes?

Ronaldo, que já foi fenômeno, é sócio de Buaiz, marido de Wanessa. O mesmo Ronaldo que meses atrás participou do CQC durante todo o programa na mesma bancada de Rafinha Bastos, dando uma moral inacreditável ao programa.

Ronaldo agora é empresário, Buaiz também. Juntos tem um potencial enorme de gerar negócios e, pelo nível social em que estão, evidentemente se relacionam constantemente com os donos e diretores da Band. Imagina a pressão que vem pra cima dos caras com essa história!

Só pra dar uma ideia do que está em jogo, Ronaldo teria se recusado a gravar um comercial da Claro com Marco Luque, parceiro de Rafinha no programa. Por sua vez, Marco Luque se apressou em escrever uma carta de repúdio a piada do companheiro de bancada no CQC, apesar de ter dado uma risadinha "ao vivo".

Quero dizer o seguinte... querem afastar ou demitir o Rafinha? Beleza, acho que faz sentido pra quem manda na Band. Gerou uma situação constrangedora e que pode colocar em risco alguns negócios da emissora. E negócios são negócios, amigão. Mas acho também que se tinham dado liberdade para Rafinha falar o que quisesse, deveriam ter noção do risco que corriam, e poderiam ter bancado o apresentador, contornando de outra forma.

Por outro lado, Rafinha deveria saber desde pequeno que "quem diz o que quer, ouve o que não quer". Portanto, natural que isso pudesse acontecer em algum momento. E numa boa, acho até que ele se comportou bem. Ficou na dele, não falou nada e assumiu a responsabilidade pelo que falou. Ao que tudo indica tomou a iniciativa e pediu demissão. Muito certo ele na minha opinião.

O que acho desnecessário é ele ficar tirando onda com a história. Acho que mandou mal. Ou fica quieto ou pede desculpas numa boa, o que não seria nenhum absurdo. Mas ele optou por fazer mais graça e colocou na internet fotos e vídeos bagunçando ainda mais o coreto.
Apesar de engraçado, talvez fosse o momento de deixar rolar.



Como não poderia deixar de ser, o assunto tomou conta de Twitter, Facebook, mesas de bar e tudo mais. Muita gente defendendo a saída de Rafinha e mais um tanto de gente defendendo a permanência.

Eu fico feliz com a saída dele. Não pelo fato envolvendo Wanessa, mas porque não gosto do humor dele no programa mesmo. Mas de qualquer forma, entendo a saia justa da emissora pelos argumentos que coloquei lá pra cima. Afastar Rafinha é uma atitude de preservação dos interesses da empresa. Quem faria diferente?

Já pra turma que defende a permanência, os argumentos são fracos. Afinal de contas, dizer que é hipocrisia, dizer que no Brasil se leva políticos na brincadeira e humoristas a sério, além de outros pontos igualmente sem base, é muito pouco. Se Rafinha dependesse de vocês pra não ir pra cadeira elétrica, já tinha virado torrada.

O único argumento que eu respeitaria, e que não vi ninguém levantar, é que Rafinha sempre fez isso e a Band sempre esteve de acordo. Diria que ao afastar Rafinha, a Band estaria indo totalmente contra o princípio do programa, o lema do "Custe o Que Custar", e que se fosse para demitir Rafinha, deveria encerrar o programa e demitir todos os diretores envolvidos com a atração.

O blablablá de hipocrisia não faz o menor sentido. Quer dizer então que um erro justifica o outro? Se a gente não prende os políticos corruptos, então qual o sentido em prender o trombadinha que rouba a carteira da sua mãe? Melhor deixar pra lá, né? Vamos nos concentrar no problema maior... mas qual?

Erro é erro. Não há maior nem menor. Rafinha foi grosseiro e sem graça. Nada de diferente do que ele sempre faz. Mas dessa vez ele mexeu com a pessoa errada, portanto errou de um jeito ou de outro. Afetou diretamente a empresa que paga o salário dele e que tem todo o direito de tomar as providências que julgarem mais adequadas.

Mas vamos deixar tudo isso pra lá. A onda agora é dar tapa na cara dos outros e sair roubando geral. Se não prendem quem rouba milhões, tranquilo da gente ficar na boa.



Um comentário:

  1. Claudio
    Gostei muito do teu post (claro, gosto sempre) e concordo com você. Tocou no ponto.
    Um post sobre o assunto que eu curti muito segue aí pra você: http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2011/10/rafinha-suspenso-do-cqc-por-ofender.html

    ResponderExcluir