Ela lembra ainda que o Hospital do Fundão foi fechado no início de maio de 2008 por falta de estrutura, acarretada por um suposto desvio de verba.
Não tenho muitas informações sobre o assunto para poder expor minha opinião, mas vale o destaque.
Segue:
Carta aberta à população
EM NOME DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO HOSPITAL DO FUNDÃO - UFRJ
30 de maio de 2008.
Caros cidadãos e cidadãs, trabalhadores e trabalhadoras, estudantes e usuários do SUS e do Hospital Universitário do Fundão,
Vimos através desta manifestação compartilhar com a comunidade nossa insatisfação com os rumos que os Hospitais Universitários (HUs) vêm tomando, o que é um assunto do interesse de todos. Devido a uma política de pouca verba para os HUs e uma conseqüente dívida acumulada, o Hospital do Fundão vêm sendo refém da falta de credibilidade frente aos fornecedores de materiais.
Faltam ao hospital recursos básicos, como fio de sutura, material para a realização de hemogramas, dentre outros, fazendo com que a população sofra com a inviabilidade de se receberem novos pacientes, com o cancelamento de transplantes, com o fechamento dos leitos à medida que os pacientes recebem alta.
Nós, estudantes da área da saúde, também vemos nossa formação sendo prejudicada, por vermos sendo reduzidos os espaços onde deveríamos passar boa parte durante nossa estadia pela universidade. Sofremos com enfermarias superlotadas de estudantes e com o fechamento de alguns setores por falta de insumos.
Os Hospitais Universitários têm a dupla função de ensino e atendimento. No entanto, não é de hoje que estes pólos de qualidade e alta complexidade vêm sendo sufocados pela falta de verba, fruto do desinteresse do Ministério da Saúde e da Educação e da desatualização dos valores da tabela do SUS frente à inflação. Na medida em que faltam verbas públicas, abre-se o precedente para a intromissão de iniciativas privadas que, para a obtenção de lucro, afastam o ensino e o atendimento oferecidos das demandas reais do país.
Convocamos toda a comunidade à conscientização sobre a suma importância do HU para todos e a uma ação conjunta que impeça a degradação da saúde e do ensino públicos, exigindo, para isso, verbas públicas para ambos.
Exigimos:
•Absorção da dívida acumulada do HU pelo MEC e pelo Ministério da Saúde;
•Comprometimento do MEC com as despesas de pessoal terceirizado;•Orçamentação do MEC, já que o HU é um Hospital de Ensino;
•Reajuste dos valores da tabela do SUS pagos por procedimento;
•Pagamento pelo SUS de todos os procedimentos de cada paciente, e não apenas de um.
Gratos pela compreensão e pelo apoio,
Centros e Diretórios Acadêmicos de Biofísica, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, e Diretório Central dos Estudantes da UFRJ.
Apoio dos funcionários, professores e pacientes do HUCFF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário