
"Deixem-me calçar os sapatos de meus inimigos e seguir suas pegadas por três semanas, carregar o mesmo fardo e passar pelas mesmas provações que ele, antes de dizer uma só palavra de desaprovação à sua conduta"
Já imaginou se toda vez que alguém se sentisse ofendido, magoado ou prejudicado por outra pessoa, parasse alguns minutos para inverter a situação e pensar com a cabeça do outro?
Certamente não resolveria todos os problemas do mundo, mas iria reduzir de forma drástica muitos conflitos. Essas situações, em muitos casos, acabam se perpetuando durante tanto tempo e envolvendo tantas pessoas, que no final das contas ninguém se lembra mais o motivo de tanta falta de respeito pelo próximo.
Essa mensagem foi transmitida como um ditado indígena, por pessoas que trabalharam muito pra conseguir esse nível de consciência e me identifiquei pois, apesar de em alguns momentos ignorar completamente isso, tento na maioria das vezes "entender" os motivos dos outros.
Para muitos isso é um sinal de fraqueza, mas prefiro sempre confiar no meu senso de justiça.
Essa é uma prática importante e diária para a evolução individual e, consequentemente, para uma mudança de atitude global.
Lanço aqui então essa provocação a todos nós. Não custa nada tentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário