sexta-feira, 25 de junho de 2010

Meus palpites nas oitavas

Faz tempo que não pinto aqui no blog.

Em tempos de Copa, o Twitter acaba sendo um canal mais fácil pra comentar os jogos. Inclusive a repercussão tem sido positiva.

Fico aqui esperando o convite da Globo para o "Central da Copa", afinal tem cada figura que participa e não entende nada de futebol... acho que eu faria bonito.

Mas enquanto minha estrela não brilha, faço da internet o meu palco, e cravo aqui meus palpites nas oitavas.

Mas antes, um rápido comentário sobre o Brasil e a Copa em geral.

Acho que a seleção joga o básico. Tem, naturalmente, boa técnica, e isso faz diferença.
Jogando contra seleções que ficam presas na defesa, ó jogo fica difícil, pois há pouca criatividade. Mas isso também ocorre com as outras seleções. Todas passaram perrengue e acabaram empatando ou até perdendo para equipes como essas. O Brasil não. Por isso acredito.

Gostei muito do Uruguai e do Chile, que são surpresas na minha opinião. Itália e França, pelo contrário, não me surpreenderam. Jogaram o futebol de sempre, só que dessa vez os adversários foram mais concentrados e com mais disposição.
Argentina, Holanda e Brasil não tiveram dificuldades na primeira fase.
Alemanha e Inglaterra não empolgaram.
Estados Unidos mostraram garra, Paraguai joga sério e o Japão mostrou habilidade contra a Dinamarca, que foi um desastre.
Falando em desastre, muito decepcionante a participação da África. Gana foi o único país classificado.
Vale ressaltar que a Costa do Marfim poderia ter ido melhor caso Drogba tivesse bem para o jogo contra Portugal e mesmo assim poderia estar classificado caso a Coreia não tivesse levado de 7.

Mas chega de blablablá e vamos aos palpites. Não vou falar de placar~, pois isso não importa. O que vale é a classificação.

URUGUAI X Coreia do Sul
Achei o Uruguai muito concentrado, além de não ter levado gols na Copa. O time da Coreia também não é bobo, mas acho que a tradição da Celeste vai falar mais alto.
Celeste Olímpica em busca do TRI.

USA x Gana
É uma pena, mas o único representante africano vai ficar de fora. Os americanos pegaram moral com a classificação nos acréscimos e mostraram muita garra. Além disso, fizeram a final da Copa das Confederações e acho que já tem mais gabarito que a turma de Gana.
WES, THEY CAN

HOLANDA x Eslováquia
Sem graça até. A Holanda é a melhor equipe na minha opinião. Não só pelos valores individuais e o jogo coletivo, mas também pelo fato de ter um suporte melhor na questão de comissão técnica. Nesse quesito, acaba superando a Argentina, que pra mim é a segunda melhor seleção.
A Eslováquia se classificou e pode ficar feliz com isso. Nada mais.
Holanda continua na luta pelo título inédito.

BRASIL x Chile
Jogando contra uma equipe que se lança a frente, acho que o Brasil tem muitas chances de vencer fácil. Arrisco até o placar - BRA 3 x 0 CHI.
Ao longo de toda preparação pra Copa, o Brasil enfrentou algumas seleções poderosas em amistosos e torneios oficiais, passando por todas com placares tranquilos. O problema é quando encara um time fechado, como a Suiça, que aliás ficou de fora para meu alívio.
O Chile mostrou bom futebol e tem um técnico experiente e ousado, mas que as vezes peca pela irresponsabilidade, abrindo muito a defesa.
Jogo inicialmente difícil, mas que o Brasil vai matar com tranquilidade. Rumo ao Hexa!

ARGENTINA x México
Apesar de sempre apresentar bom futebol em torneios, o retrospecto mexicano em Copas não é dos melhores. Na África não é diferente. Num grupo que acabou sendo fraco, apesar de ser considerado o mais complicado antes dos jogos, se classificou em segundo vencendo apenas a França, que não ganhou de ninguém.
Já a Argentina vive um bom momento e isso é muito importante no futebol. Maradona consegue ter excelente relação com o jogadores, imprensa e com o próprio povo da África do Sul. Está em estado de graça e me parece, até agora, um dos grandes personagens da Copa. Ele chama a responsabilidade, gosta da pressão e acaba sendo um escudo para os jogadores.
A equipe individualmente é excelente, tem experiência e sabem jogar juntos. Tem também velocidade e juventude com Messi, Tevez e Higuaín.
Se Maradona fosse um pouco mais "sério" como treinador, tendo alguma base mais sólida no que diz respeito a tática, jogadas etc, seriam os virtuais campeões na minha opinião.
Argentina segue firme.

ALEMANHA X Inglaterra
Jogo duro de se ver, acredito. Dois representantes do futebol "cintura dura" se enfrentarão com promessa de muitas bolas aéreas, faltas e jogo de corpo.
Acredito que a Alemanha possui mais jogadores com poder de decisão, mais a Inglaterra vai vender caro.
É o jogo mais difícil de se fazer uma previsão, mas não vou fugir da raia.
Alemanha passa.

Paraguai x JAPÃO
Outra parada duríssima! O Paraguai mostoru um futebol bem correto, mas a análise é difícil. O empate com a Itália seria ume excelente resultado, se a Itália não tivesse sido um desastre, o que tira o peso do resultado. Venceu bem a Eslováquia, mas empatou com a Noza Zelândia, que precisava da vitória. Ou seja, falei, falei e não disse nada.
O que importa é que o Japão venceu seus dois jogos e perdeu pra Holanda, apenas por 1 x 0, o que me mostra um time mais decisivo, principalmente pela bela vitória contra a Dinamarca, com belos gols e futebol de "Gente grande".
Japão segue adiante.

ESPANHA x Portugal
Último jogo e mais uma partida difícil de palpitar. No clássico da Península Ibérica, POrtugal ainda é uma incógnita. Empatou contra Costa do Marfim, que estava sem Drogba, meteu 7 na Coreia do Norte e empatou com o Brasil, fazendo um jogo morno pra garantir a vaga.
Espanha passou mais dificuldade. Estreou perdendo pra Suíça, passou por Honduras e venceu bem o Chile.
Acho que a Espanha passa pois além de ter mais jogadores em boa fase, mostrou que, se tiver espaço, é fatal.
Se Portugal se fechar e tentar contra-atacar pode se dar bem, mas se sair pro jogo, vai dançar um fado.
Fúria na cabeça.

Se alguém concorda, discoda ou me acha um idiota, por favor comente.

Volto depois das oitavas pra fazer novas previsões.

Vamo que vamo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário