segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

E o recado de hoje vai para...

É impressionante a capacidade de autodefesa que as pessoas possuem. Cada vez mais as opiniões são anuladas por medo de sofrer algum tipo de consequência.

No âmbito profissional, diariamente me deparo com pessoas que ao invés de produzirem e criarem, tornando-se úteis de fato a suas empresas, acabam por trabalhar no sentido de transferir qualquer problema para terceiros.

Em boa parte isso é culpa também dos "chefes", que não dão liberdade para suas equipes, não confiam no seu poder de decisão ou na capacidade de resolução dos problemas.

Temos aí a criação de um círculo vicioso que prejudica, na ponta final, as próprias empresas ou instituições. Construímos estruturas "amarradas", dependentes e sem nenhum poder de decisão.

Infelizmente esse é um comportamento que vejo cada dia mais por aí. Pessoas, até com potencial, que abrem mão de sua capacidade por considerarem seus empregos medíocres, com salário de fome, coisas importantes demais para "arriscarem". Como se assumir posições, opiniões e atitudes representasse realmente algum risco.

Torço e trabalho para que cada vez mais tenhamos pessoas com opiniões bem efinidas e com condições de argumentar em igualdade pela defesa delas. Ao mesmo tempo, que aqueles em cargos de chefia, tenham menos medo de perder suas posições e utilizem as boas idéias sempre com o objetivo de melhor resulta pra todos.

Enquanto isso vamos registrando tudo por email, contratos, acordos... cada vírgula deve ser muito bem colocada pois em caso de dúvida a palavra dita, e não escrita, não vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário