sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O pq do pq

Estava eu, outro dia, discutindo a questão da nova escrita que temos hoje em dia em função da tecnologia. São diversas siglas e termos que tomam conta da nossa vida e, quando percebemos, tudo anda meio abreviado, meio que "de passagem".

São tantos SMS, NET, MSN, MKT, PUC que quando percebemos, a língua, antes um amigo familiar, se transformou num completo estranho. Chega a ser difícil ler qualquer coisa escrita por uma pessoa de seus 12 anos, hoje em dia.

Confesso que dei mole nessa história, pois utilizo a internet há bastante tempo. Desde a época dos BBS (olha outra sigla!), passando pelo ICQ (tô falando...), e só fui me dar conta disso tudo quando já era tarde demais para tentar evitar essa transformação.

Digo evitar, pois penso nos meus filhos e fico triste. Eles não terão a oportunidade de discutir horas e horas como empregar o "por que". Afinal de contas temos "por que", "por quê", "porque" e "porquê". Veja o quanto irão perder!

Mas... peraí...
Na verdade, começo a gostar dessa história de evolução. Se "Vamos em boa hora" virou "embora", acho que não há mal nenhum em transformar todos os "porquês"simplesmente em um "pq".

Sendo assim, encerro o assunto e fico feliz em poder participar desse momento histórico de transformação da lingua.... não a portuguesa, mas a universal.

Falta agora, criar um dicionário, para que todos possam se comunicar: os mais velhos entendendo as loucas abreviações e símbolos utilizados pela garotada; e a garotada, podendo compreender o motivo dos mais velhos escreverem a mesma frase que eles, utilizando 10 linhas a mais.

Fica a sugestão!

[ ]s e bjs
=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário