Voltei com meu palpites!
Antes de mais nada é bom ressaltar que fui bem nas oitavas. Errei apenas a classificação de Gana e Paraguai, justamente os dois jogos que foram para prorrogação e penalti, respectivamente.
Tem gente até dizendo por aí que eu teria um esquema com a arbitragem internacional para favorecer as equipes em que apostei. Porém não darei declarações sobre esse assunto sem a presença dos meus advogados.
Partindo para mais uma fase da Copa 2010, amanhã começamos a definir melhor a brincadeira.
De um lado temos duas disputas entre grandes - Holanda x Brasil e Argentina x Alemanha - nesse caso estou incluindo a Holanda como grande, apesar de nunca ter vencido uma Copa. Nas outras disputas, temos os aspirantes - Uruguai x Gana e Paraguai x Espanha - nesse caso considero o Uruguai um "aspirante", apesar dos títulos mundiais.
Vamos aos palpites em ordem cronológica...
Holanda x Brasil
Difícil apontar um vencedor. O Brasil passou pelo Chile de forma bem mais tranquila que a Holanda venceu sua partida, mas os estilos dos adversários eram completamente diferentes.
O Chile tentou agredir o Brasil, o que tem se mostrado fatal contra o time armado pelo Dunga. Para piorar, pros chilenos, entramos em campo com Ramirez, que dá velocidade, habilidade e leveza ao meio-de-campo brasileiro. Tivemos também Daniel Alves, que não me anima muito.
O Daniel Alves é bom jogador, um bom lateral. Não é um bom meia. O Elano joga mais na função, mas infelizmente está machucado.
É numa hora dessas que realmente me aborreço com o Dunga. Vou listar alguns nomes rápidos aqui: Paulo Henrique Ganso, Douglas, Danilo, Maiosuel, Diego, Diego Souza e até o Hernandes ou Ronaldinho Gaúcho poderiam muito bem estar nessa vaga. Todos especialistas na posição e, apesar de terem características diferentes entre eles, seriam muito melhor opção para entrar na vaga do Elano do que um lateral improvisado.
Evito criticar convocações. Gosto não se discute. Mas posso discutir o fato do cara não ter um jogador de meio-de-campo para substituir outro. Mas voltando ao jogo contra o Chile, na minha opinião o Brasil passeou e não precisou nem forçar a barra.
A Holanda teve um jogo mais difícil em função da atitude da Eslováquia, que se fechou na defesa.
Mesmo assim, a Holanda meteu 2 e sofreu um gol no último lance, em cobrança de penalti.
Acho que o Brasil chega mais descansado, porém tem muitos problemas para escalar a equipe. Ramirez não joga e perdemos muito principalmente na saída de bola e no fator surpresa. Com Felipe Melo, ganhamos em força. O problema é como essa força é aplicada. O Felipe mostrou contra Portugal, com o Brasil já classificado, que realmente não tem equilíbrio e consciência para participar de um jogo tão importante.
A Holanda tem jogadores rápidos, habilidosos e chega, como sempre, "causando", mas acho que vai cometer o erro de todos os outros e vai se atirar ao ataque.
Se o Brasil jogar sério e conseguir segurar a onda da Holanda na defesa, pode dar pé em um contra-ataque.
Se o Brasil sair na frente, acredito até que possa conseguir um placar relativamente folgado, como contra o Chile, mas isso se jogarem muito aplicados e, sem o Ramirez, acho difícil.
Vou apostar em placar magrinho, tipo 1x0 ou 2x1.
Ainda firme rumo ao Hexa!
Uruguai x Gana
Caracoles! Tô falando que vai dar Uruguai!!!
Os caras deram mole contra a Coreia, que foi pra cima e consegui empatar, mas acharam um belo gol que matou os xing-lingues.
Destaque para os 2 gols de Suarez. O primeiro, inclusive, mesmo sem goleiro, teve um grau de dificuldade grande, na minha opinião.
Vale ressaltar que a Coreia foi guerreira e pressionou muito o Uruguai. Pena que ao empatar deram aquela relaxada, até mesmo pelo fato de não terem mais gás, e aí o Uruguai matou o jogo.
Já Gana foi pra cima dos Estados Unidos e acabou cedendo o empate. Na prorrogação, não perderam tempo. Partiram e mataram o jogo.
Destaque pra velocidade e preparo físico dos caras de Gana.
A equipe americana me decepcionou um pouco. Esperava mais, apesar de terem lutado muito.
Quanto ao resultado dessa partida, acho que Gana vai dar muito trabalho, por conta da velocidade e força, mas acho que o Uruguai pode utilizar os contra-ataques pra matar o jogo, principalmente por ter jogadores muito bons na frente, além de cadenciar mais o jogo e da experiência.
É a volta da Celeste Olímpica!
Argentina x Alemanha
Não vou dizer que é jogão. Precisa?
Argentina tomou calor do México na minha opinião. Faltou um pouco de competência para a turma do sombreiro, pois tiveram muitas chances quando o jogo estava empatado e depois também, já no segundo tempo.
Certamente que o gol irregular do Tevez deu uma balançada nos mexicanos, mas isso não deveria abalar uma equipeque pretende ir longe numa Copa.
Destaque para Tevez, que fez um golaço (o segundo). Quanto ao Messi, sinceramente não tenho muito o que comentar, pois não o vi jogar. Continuo esperando alguma coisa dele.
Infelizmente não vi o jogo da Alemanha, mas uma equipe que vence um campeão mundial, em partida de oitavas de final numa Copa, pelo placar de 4 x 1, não pode ter essa vitória contestada.
Vi o gol legal da Inglaterra que não foi validado, mas realmente não podemos culpar o árbitro.
Acho que a Alemanha passaria com ou sem o erro. São mais time, possuem mais consistência no meio e tem bons jogadores na frente. São frios, como tradicionalmente é o futebol alemão, mas parece que absorveram algum tempero, provavelmente em função de vários jogadores naturalizados.
Gosto muito da Argentina e até estou torcendo para que passem. Primeiro pelo fato de podermos ter uma final entre Brasil e Argentina, que seria a melhor da história, provavelmente. Em segundo lugar, acho que o Brasil tem muito mais condições de vencer a Argentina, do que teríamos num possível confronto contra a Alemanha.
Apesar da minha torcida, acredito que passa a Alemanha, justamente pelo fato de me parecer que sabe mais o que está fazendo e quando deve fazer, do que a Argentina, que me parece mais uma galera que está mais pra jogar bola do que pra ganhar a Copa.
Alemanha passa.
Paraguai x Espanha
Paraguai pediu muito pra ser eliminado pelo Japão, que me decepcionou. Dois times que não buscaram muito o ataque. Todos com medo de perder.
O final não poderia ser outro. Empate sem gols e disputa por penaltis. Deu Paraguai, que não me anima.
A Espanha por sua vez jogou contra o nada. Portugal é uma equipe sem alma. Apesar de ter bons jogadores, não me pareceram em nenhum momento um time.
Cristiano Ronaldo, simplesmente patético, sequer apareceu pra buscar jogo e apenas nos últimos 10 minutos, a equipe lusa tentou alguma coisa. Mesmo assim sem nenhum indício de que poderia chegar a algum lugar.
A Espanha foi lá e fez o que tinha que fazer. Villa vem aparecendo muito bem e a jogada do gol mostra que a turma ta entrosada e, ao contrário de Portugal, parecem felizem em estar juntos. Só sinto falta de um cara de área na equipe.
A Espanha parece estar tendo uma grande oportunidade nessa Copa, pois não está enfrentando equipes de primeira linha, incluindo Portugal.
Se jogar bem concentrada contra o Paraguai, vai passar. O problema é que nossos vizinhos certamente vão jogar na defesa, e isso tem criado sérios problemas para todos. Acho que a Espanha tem que ter cautela para não tomar um gol numa bola parada, como foi contra a Suiça, nemd ar contra-ataques. Com paciência, pode ter uma boa vitória. Se se desesperar, certamente vai disputar a vaga nos penaltis.
Adiante Fúria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário