sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Declaração Cruz Vermelha

Recebi por diversos meios essa "declaração" da Cruz Vermelha Brasileira. A última veio por email, através do famoso Gilba.

Não quero me alongar avaliando ou julgando cada parte da história, mas quero pontuar algumas coisas, sob o meu ponto de vista.

Leiam a delcaração. Logo após vou comentar:

A VERDADEIRA SITUAÇÃO PREOCUPANTE DA REGIÃO SERRANA - Por membro da Cruz Vermelha Brasileira CVB.

Houve hoje uma reunião a portas fechadas já no final desta noite com um membro muito importante da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) cujo nome não vou revelar.

Ele já trabalha há mais de trinta e três anos em todos os tipos de catástrofes em todas as partes do mundo incluindo a guerra da Bósnia, o terremoto do Haiti, etc. É ele que coordena as atividades da CVB brasileira nestes locais e também da CVB internacional.

Para vocês terem uma idéia, ele havia voltado de uma extenuante viagem de 22 horas desde a Rodésia só para estar ali conosco e avaliar a situação na região serrana.

Ele disse que nós não tínhamos noção da catástrofe que havia ocorrido:
"Vocês nunca tiveram oportunidade de testemunhar catástrofes mundiais e por isso é natural que sejam incapazes de avaliar a extensão dos danos aqui ocorridos. Devido a décadas de experiência de campo e de levantamento de áreas de desastre, posso seguramente, afirmar que somente aqui no município de Teresópolis o número de mortos soterrados de longe ultrapassa a casa dos 6.000. Na região serrana ao todo o número de mortos deve facilmente chegar a mais de 12.000 pessoas".

No Brasil, vocês nunca lidaram com catástrofes naturais de grandes dimensões, daí a falta de preparo e de noção do que realmente se passa. Pelo quadro vigente no Haiti, vocês podem contabilizar as milhares de pessoas que já morreram de febre tifóide.

Não importa se sejam os brancos loiros de olhos azuis da Bósnia-Herzegovina ou os negros suados do Haiti ou os habitantes de Teresópolis. Todos os corpos que necropsio fedem e estão imundos.

Morto não tem raça, ou status social. Todos os corpos apodrecem e se decompõem. São mais de 6.000 corpos nos leitos dos rios, nos mananciais e nas suas margens, enterrados a vários metros de profundidade.

- Haverá inúmeras epidemias daqui há algumas semanas surgindo primeiramente de forma discreta e depois se alastrando pelas cidades supridas por essas águas.
- A falta de experiência do Brasil e dos brasileiros em termos de dimensões de catástrofes levam a estas estimativas ingênuas do que realmente aconteceu.
- Em qualquer outro país civilizado, o procedimento correto seria o de declarar lei marcial e exigir intervenção federal nesta situação.
- A própria viabilidade e existência destas cidades será posta à prova nos meses que virão na medida em que a população começar a adoecer.
- Quanto ao prefeito da cidade, ele é um bandido, um crápula, que precisa ser acionado judicialmente, preso e condenado por crime contra a humanidade.
- Há dezenas de equipes especiais de resgate aqui conosco como as de Santa Catarina, Santos e São Paulo e a prefeitura se recusa a usar os seus profissionais para as missões de resgate.
- A CVB é um órgão de assistência emergencial e vocês já passaram da fase de emergência e estão exercendo um papel assistencial. Isto não é de competência da CVB. O prefeito de Teresópolis desacatou a CVB e por conta disso, ao desacatar a autoridade da CVB cometeu um ato infracional.
- O seu prefeito deve ser preso por crime contra a humanidade. Muitas pessoas ainda irão morrer nos próximos meses devido as doenças que irão se disseminar.
- Entendam que a CVB está sendo utilizada como manobra política e a isso não nos subteremos. Estou declarando que a partir de hoje se dão por encerradas as atividades da Cruz Vermelha em Teresópolis. Todos os mantimentos, água e remédios deverão ser doados à população carente desde que comprovem a baixa renda. Não tenham tanta certeza de que o acidente de helicóptero que acometeu o chefe da CVB de Teresópolis tenha sido um mero acidente. Não podemos ter garantia de nada.
- Portanto declaro encerradas as atividades da CVB de Teresópolis a partir de agora. Sabemos do espírito altruísta de todos os senhores mas como dizemos no meio militar - "Excesso de vibração mata".
Peço que interrompam as suas atividades a partir de hoje pois dezenas de órgãos governamentais por trás de vocês estão ganhando verbas assistencias de milhões de reais para não realizarem o trabalho que vocês estão fazendo voluntariamente de graça.
- O prefeito desta cidade deve receber prisão civil por ato infracional e será apenas uma questão de poucos meses para que as cidades das regiões serranas se tornem regiões doentes caso não seja coordenado um esforço conjunto sério para a remoção destes milhares de cadáveres se decompondo nos rios que suprem estas cidades.

Taisa Thompson Motta
Publicado pelo Grupo Salve a Serra / Facebook
Domingo 23/01/2011 às 23:30

///////////////////////////////

1) Não entendo a necessidade da pessoa não dar nomes, afinal de contas, com tantas especificações com relação a experiência do tal "membro muito importante da Cruz Vermelha Brasileira", não seria nada difícil, caso alguém queria, identificar e fazer algum mal a pessoa em questão.

2) Discordo profundamente com o encerramento da atividade da CVB por conta dos motivos explicados. Justamente por isso é que é preciso fazer alguma coisa. Se a CVB tem pessoas que podem auxiliar, que tem experiência, que tem credibilidade junto a sociedade etc etc etc... Justamente por isso é que não deve simplesmente abandonar a situação e deixar de ajudar as pessoas que precisam. Parece birra de criança. O outro não faz, também não vou fazer.
No final das contas, acabam assumindo uma posição tão mesquinha quanto o tal prefeito, orgãos e autoridades citados, que recebem verbas e não fazem nada.

3) O alerta é muito importante e correto. Realmente o número de mortos é absurdamente superior ao que foi informado e os riscos com doenças são enormes. Isso também não pode ser ignorado e é importante que seja divulgado e que haja um movimento para que não caia no esquecimento e abandono. Todos fazemos parte desse mundo maluco. Uma tragédia, qualquer que seja, gera reações em efeito dominó. Todos somos atingidos de alguma forma. Conscientes ou não.

4) Importante que as doações não parem. Importante que as doações não sejam somente para atender os que sofrem diretamente com essa tragédia. Existem muitos outros que sofrem por problemas de proporções menores.
Pode parecer bobo, mas precisamos direcionar nossas atitude para o bem. Um "bom dia" para as pessoas que cruzam seu caminho, já é uma forma de auxiliar o planeta a passar por essa fase tão importante.

É por aí...

##################################################################

Pós:

Minha bela Gabriela mandou esse link pra esclarecer a parada: http://tinyurl.com/4vxr5sh

Um comentário:

  1. só que esse email nao veio por mim!! haahAHUAhuA veio pela carol!!! abraçooooooooo

    ResponderExcluir